quinta-feira, 3 de abril de 2008

Dados da ABPD na imprensa

No Jornal Nacional de ontem e na Folha de São Paulo de hoje (o conteúdo é restrito, mas indico o link mesmo assim) foram publicadas matérias sobre o novo relatório da ABPD (Associação Brasileira dos Produtores de Discos).

A despeito das matérias mencionadas acima dialogarem sobre dados recentes sobre o mercado, o novo relatório da ABPD, sobre 2007, ainda não foi dispobibilizado no site da instituição.

Segundo as informações presentes na matéria da Folha de São Paulo, as vendas de CDs e DVDs caíram 31,2% em 2007 e “mesmo assim as gravadoras estão comemorando”. A percepção positiva do mercado vem do fato de que os downloads pagos geraram R$ 5,7 milhões em 2007 (crescimento de 1.619%).

Além disso, a venda de música para celulares gerou R$ 18,5 milhões (crescimento de 127%).

O crescimento do mercado digital como um todo foi de 185% (dado que também já havia sido divulgado pela ABPD anteriormente). Tal mercado passou a representar 8% do mercado fonográfico brasileiro (representava 2% em 2006).

"Estamos no ar desde maio de 2006 e nosso volume de vendas cresceu 46% até o fim de 2007", disse Jan Fjeld, diretor da UOL Megastore, na matéria da Folha de São Paulo.

No mercado de CDs, houve queda de 19,2% em número de unidades vendidas e 33,2% de queda quando a arrecadação do setor foi levada em conta.

No mercado de DVDs, também em queda, as reduções foram da ordem de, respectivamente, 7,5% (unidades) e 26,3% (receita).

A matéria termina com a frase de que “o otimismo se estende às gravadoras independentes, que respondem por cerca de 20% do mercado”.

"Conseguimos uma recuperação razoável em 2007 e 2008 será bem melhor", disse Roberto de Carvalho, presidente da ABMI (Associação Brasileira da Música Independente), na matéria da Folha de São Paulo. Em relação à ABMI, nenhuma estatística foi publicada na matéria.

Agora, é só esperar a publicação dos relatórios completos da ABPD e da ABMI.

A matéria da Folha de São Paulo foi escrita por Luiz Fernando Vianna, com colaboração de Marco Aurélio Canônico.

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