terça-feira, 5 de agosto de 2008

Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura

O Ministério da Cultura tem um programa denominado “de Intercâmbio e Difusão Cultural”, desenvolvido pela Secretaria de Incentivo e Fomento à Cultura (Sefic/MinC), para viagens no Brasil e para fora do país.

Atualmente, encontra-se em vigor o Edital de Intercâmbio no. 2/2008, que teve início em julho de 2008 e se encerra em março de 2009. O edital é aberto para pessoas físicas, instituições, artistas e bandas.

Esses são os próximos prazos (mês da viagem – prazo para participar do edital):

Novembro de 2008 - 31 de agosto
Dezembro de 2008 - 30 de setembro
Janeiro de 2009 - 31 de outubro
Fevereiro e Março de 2009 - 30 de novembro

Visitando o site do MinC, reparei que na lista de artistas selecionados para viagens em agosto estava o nome do Móveis Coloniais de Acaju. A banda obteve recursos no valor de R$ 14.501,94. Entrei em contato com a banda e enviei algumas perguntas para os integrantes. A finalidade da entrevista é entrar em contato com a experiência do Móveis no programa do MinC. A banda está nos preparativos finais para sua primeira turnê na Europa. As respostas podem demorar um pouco para chegarem, mas, quando eu as receber, serão publicadas aqui.

1 – Foi a primeira vez que o Móveis tentou participar desse programa? Foi a primeira vez que obteve sucesso e foi selecionado?

2 – Como a banda ficou sabendo do programa?

3 – Quais as maiores dificuldades enfrentadas para participar do programa? Quem foi o responsável por se dedicar ao processo que culminou na obtenção dos recursos?

4 – Como o dinheiro será investido? Li uma notícia sobre a futura turnê do Móveis pela Europa(tocam dia 16 de agosto no Pukkelpop). Essa é a finalidade dos recursos (subsidiar os shows fora do país)?

5 – Você poderia falar um pouco sobre os shows que ocorrerão na Europa e de como foi o processo para organizar a turnê (quem foi o responsável, quais as datas, lugares em que vão tocar, quais as dificuldades, facilidades...)?

Nenhum comentário: