segunda-feira, 10 de março de 2008

John Telfer - Musical Notes

Há algumas semanas, eu perguntei a John Telfer se ele gostaria de escrever uma coluna aqui no blog. Uma das idéias centrais deste espaço, já expressada anteriormente, seria pedir contribuições para pessoas que estão atuando no mercado e que não escrevem sistematicamente sobre o mercado de música no Brasil.

John é inglês e vive em São Paulo há alguns anos. Começou a desenvolver negócios com música muitos anos atrás, quando percebeu que “conseguiria ganhar dinheiro fazendo algo que realmente gostava – escutar música”.

Ele já atuou nas mais diferentes áreas do negócio. Apenas para dar alguns exemplos:

- foi empresário de Joe Jackson, Television, Tom Verlaine, Everything But The Girl dentre outros;

- foi diretor internacional da Rykodisc, onde licenciou e organizou a distribuição do catálogo da gravadora ao redor do mundo, coordenando marketing e turnês de muitos artistas;

- como agente e tour manager, organizou turnês mundiais de vários artistas.

Sua empresa, a Basement Music, foi criada em Londres mais de 30 anos atrás e continua atuando de modo sólido. A Basement Brazil foi criada há 3 anos e obteve grande sucesso empresarial. Ela representa vários catálogos internacionais no Brasil (por exemplo, Bucks, Clippers/Chrysalis, Just Isn´t Music). Também é a editora de um crescente número de compositores brasileiros, como Benjamim Taubkin, Miguel Barella e Sérgio Ugeda (para mais informações: www.basementbrazil.net).

Provavelmente, irei traduzir os textos do John, mas isso não está pacificado (talvez, tudo seja publicado em inglês mesmo).

Falei para John que ele deveria escrever sobre o que quisesse. Experiências do passado, notícias recentes sobre mercado de música, como vê o mercado hoje em dia, problemas que impedem o desenvolvimento do mercado brasileiro e o mercado das editoras, onde está mais presente atualmente.

Agora, basta aguardarmos seus textos.

Agradeço ao John pelo seu tempo e disposição.

Nenhum comentário: