quarta-feira, 19 de março de 2008

Mercado digital - lojas

A ABPD está para divulgar pela primeira vez algumas estatísticas sobre o mercado de música digital no Brasil. O relatório sobre o ano de 2007 deve ser publicado ainda em março.

Pareceu oportuno, então, conversar com alguns agentes desse mercado.

Entrei em contato com as principais lojas de downloads oficiais existentes no Brasil: Sonora (Terra), imusica, MusiG e UOL Megastore.

As perguntas enviadas estão abaixo. Assim que as respostas forem recebidas, serão publicadas neste espaço.

1 – Desde quando a loja existe?

2 – Qual o crescimento que a loja apresentou em 2006? E em 2007? Gostaria de obter as respostas tanto no quesito número de downloads vendidos quanto no quesito receita gerada com a venda de downloads. Se ficar confortável em divulgar os números absolutos, eu gostaria de ter acesso aos mesmos.

3 – Qual o perfil do comprador da loja? Como a existência de apenas um perfil é questionável, o que tornaria a pergunta genérica demais, indique o perfil dos compradores que representam a maior porcentagem de seus clientes.

4 – Qual a atual situação do mercado digital no qual sua empresa se insere e quais as perspectivas para o futuro?

5 – A ABPD divulgou (notícia mais recente do site) que as receitas com música digital no Brasil aumentaram 185% em 2007, sendo que as receitas obtidas por meio da telefonia celular cresceram 157% (representando 76% do total do mercado digital). Segundo a ABPD, licenciamentos e vendas na Internet, em 2007, representaram 24% do mercado digital. Desses 24%, quantos por cento são provenientes de sua empresa? Em outras palavras, qual o fatia de mercado de sua empresa?

6 – Qual o estilo musical mais é vendido na loja?

7 – Você considera que a qualidade dos arquivos digitais poderá futuramente agregar valor à atividade econômica de venda de faixas em suporte digital? Ou a experiência atual do consumidor de música em formato digital já está consolidada e não levará em consideração a qualidade técnica do fonograma que escuta?

8 – Quais os planos para 2008? Mencione os principais obstáculos e metas da empresa.

9 – O DRM é um obstáculo a ser superado?

Nenhum comentário: