segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Australian Music Office

Continuando a pesquisa sobre as maiores delegações de artistas que irão ao SXSW 2008, conversei com Tony George, encarregado do escritório do Australian Music Office (AMO) localizado em Los Angeles (há também escritórios em Londres, Frankfurt, Adelaide, Brisbane, Melbourne, Perth e Sydney).

Ele me confirmou que serão 17 artistas australianos com showcases oficiais e por volta de 5 artistas que se apresentarão extra-oficialmente. Tony também informou que, no ano passado, os australianos formaram uma delegação quase que duas vezes maior que a atual.

Abaixo estão as demais respostas que Tony George me enviou por e-mail. Várias outras perguntas poderiam ser feitas em decorrência das respostas recebidas. Nesse momento, a entrevista serve apenas para ilustrar outra realidade (não tem a finalidade de compreendê-la plenamente).

1 – Das 17 bandas australianas que participarão oficialmente do SXSW 2008, quantas delas estão recebendo algum apoio do AMO para ir para Austin?

R.: De um modo ou de outro, nós concedemos apoio para todas as bandas. Em relação ao apoio financeiro diretamente concedido às bandas, nós temos um apoio denominado EMDG, que está ao dispor de qualquer um que tenha gasto 15 mil dólares australianos como contrapartida. Apenas os artistas que farão apresentações oficiais no SXSW estão automaticamente incluídos em nosso stand. Mas nós agendamos shows das bandas não-oficiais em nosso espaço no Whole Foods (cadeia de supermercados originamente de Austin – líder mundial em vendas de produtos naturais e orgânicos – que tem espaço para shows).

Complemento: Das 17 bandas que irão se apresentar oficialmente no SXSW, quantas tiveram acesso ao apoio denominado EMDG? Há auxilio para as passagens aéreas?

R.: O edital do EMDG é anual. As bandas provavelmente não irão se inscrever até o próximo ano, após terem investido dinheiro. O EMDG reembolsa 50% dos custos acima de 15 mil dólares australianos. Há também outros apoios além do EMDG. Há os auxílios estaduais e também o proveniente do Arts Council. Uma parte desses provavelmente vai financiar as passagens aéreas.


2 – Que tipo de apoio as bandas estão recebendo?

R.: Como mencionei acima, há recursos para apoio financeiro direto. Nós também damos espaço em nosso stand, ajudamos a organizar 2 festas e mais um show no qual os artistas provavelmente irão tocar. Nós também temos sessões de treinamento personalizado para aumentar as chances dos artistas junto à imprensa.

3 – Quando vocês começaram a apoiar bandas australianas no SXSW?

R.: Creio que esse será nosso 7º ano.

4 – Como vocês controlam e avaliam os benefícios e resultados positivos decorrentes do apoio às bandas australianas no SXSW e de modo geral (em relação a todos os outros projetos e políticas)?

R.: Nós nos comunicamos diretamente com as bandas para ficarmos sabendo dos resultados (contratos, etc.) que elas tenham alcançado em função do evento.

5 – O AMO recebe fundos do Estado, não é? Qual o papel dos parceiros mencionados no site da instituição? Eles também provêm recursos para o escritório?

R.: Sim, na verdade, somos parte do Estado. Nós integramos o Australian Trade Commission, que é um órgão estatal. Os parceiros mencionados no site são apenas organizações. Algumas são mais presentes do que outras. Nós não recebemos recursos de nenhuma delas.

6 - O AMO contrata assessoria de imprensa nos EUA para ajudar as bandas australianas oficialmente convidadas para tocar no SXSW?

R.: Nós contratamos uma assessoria no ano passado, foi ok. É muito complicado divulgar 35 bandas (o número de bandas que tivemos no ano passado). Houve muita exposição na imprensa, mas não há como medir a efetividade de tal exposição. Para esse ano, estamos usando apenas pessoas de nosso escritório.

Nenhum comentário: