quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Brasil, Música e Artes

Instigado pelas respostas recebidas de alguns escritórios de exportação que apoiarão artistas de seus respectivos países no SXSW 2008, resolvi pesquisar um pouco sobre a Brasil, Música e Artes (BMA).

A BMA é uma associação sem fins lucrativos que, desde 2002, por meio de um convênio com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX), vem centralizando os esforços brasileiros relacionados à exportação de música.

Atualmente, está em vigor o segundo convênio entre BMA e APEX, referente ao biênio 2007/2008, que pode ser renovado por mais 12 meses (segundo dispõe o Regulamento de Convênios, que pode ser obtido no site da APEX, em seu artigo 8º, parágrafo único). Trata-se do Projeto Setorial Integrado de Exportação da Música do Brasil.

Em função do fato de que o site da BMA não continha as informações que eu buscava, enviei à gerente da BMA, Célia Gillio, um e-mail com algumas perguntas (que seguem abaixo).

Assim que as respostas forem obtidas, serão publicadas aqui.

1 - Quem pode fazer parte da BMA? Apenas pessoas jurídicas?

2 - Quais os benefícios de se fazer parte da BMA?

3 - Quais os custos decorrentes da filiação junto à BMA?

4 - Por que houve a opção de não publicar o estatuto da BMA em seu site?

5 - A APEX mantém um convênio com a BMA cujo objetivo é a exportação de música brasileira. No entanto, não há muitas informações no site da BMA sobre como os interessados poderiam participar dos programas oferecidos às empresas ou artistas que busquem mecanismos que possam auxiliá-los a exportarem. Não contribuiria para o próprio amadurecimento das exportações de música brasileira que os programas oferecidos pela BMA, e a forma de se participar deles, fossem explicados no site da instituição com mais detalhes? Em outras palavras, diante do que foi dito acima, não valeria a colocação "quanto mais informações, melhor"?

Nenhum comentário: