terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

BMA responde

David Mcloughlin é o gerente do Projeto Setorial Integrado de Exportação da Música do Brasil, mencionado neste espaço em 13 de fevereiro de 2008.

Como integrante da associação Brasil, Música e Artes (BMA), ele coordena o projeto e dialoga com a APEX, instituição estatal que financia o programa brasileiro de exportação de música.

Quando resolvi começar esse blog, uma das pessoas com a qual eu queria manter um diálogo constante era David (foi uma das primeiras pessoas com a qual falei sobre o blog). Abaixo estão as respostas de David sobre algumas perguntas que enviei à BMA.

Agradeço ao David pela rápida resposta ao meu e-mail e agradeço a todas as pessoas que também estão contribuindo com o blog.

1 - Quem pode fazer parte da BMA? Apenas pessoas jurídicas?

R.: Ordinariamente pessoas jurídicas. Pensamos em ter pessoas físicas [futuramente], mas então definiremos regras.

2 - Quais os benefícios de se fazer parte da BMA?

R.: Você pode fazer parte de nossas atividades com todos os benefícios. Exemplo:

- faixas nos CDs promocionais semestrais. Estes CDs são distribuídos para clientes internacionais;

- promoção via
www.BMATOOLS.com. Você pode usar o BMATOOLS para promover um lançamento de seu disco no mercado internacional. O BMATOOLS é acessado apenas por empresários, rádios e jornalistas estrangeiros;

- participação em feiras. Você pode participar com a BMA das feiras internacionais, como MIDEM, POPKOMM, WOMEX, SXSW e LONDON CALLING. Em todas essas feiras a BMA possui estande ao qual você pode usufruir sem custos, além de seus custos pessoais;

- assessoria para exportação. Você pode consultar a equipe da BMA para que esta te assessore em negócios de exportação;

- participar dos projetos “Imagem e Comprador”. A BMA traz para o Brasil 10 profissionais de mídia e de empresas de música. Você poderá encontrá-los e, possivelmente, exibir seus produtos a eles;

- rede internacional de contatos. A BMA te disponibiliza uma rede internacional de contatos, contando com profissionais que nos ajudam nos EUA, Reino Unido, França e Alemanha.

3 - Quais os custos decorrentes da filiação junto à BMA?

R.: Por enquanto, a filiação é gratuita. Contudo, a BMA estuda instituir uma mensalidade que, de qualquer maneira, não será pesada. Algo em torno de R$ 50,00.

4 - Por que houve a opção de não publicar o estatuto da BMA em seu site?

R.: Não é opção. Devemos publicar, sim. Você tem razão.

5 - A APEX mantém um convênio com BMA cujo objetivo é a exportação de música brasileira. No entanto, não há muitas informações no site da BMA sobre como os interessados poderiam participar dos programas oferecidos às empresas ou artistas que busquem mecanismos que possam auxiliá-los a exportarem. Não contribuiria para o próprio amadurecimento das exportações de música brasileira que os programas oferecidos pela BMA, e a forma de se participar deles, fossem explicados no site da instituição com mais detalhes? Em outras palavras, diante do que foi dito acima, não valeria a colocação "quanto mais informações, melhor"?

R.: Devemos ter a partir de março uma pessoa contratada para cuidar apenas do site e dos nossos canais de comunicação com os empresários brasileiros. Também há um site da APEX no qual o projeto está em detalhes – www.apexbrasil.com.br/projetos. Entre como visitante, escolha como setor “música”. Haverá dois projetos lá. Escolha aquele em execução.

-x-

Em 2007, a BMA trouxe Tracy Mann, do South by Southwest (SXSW), ao Brasil. Ela foi uma das convidadas do projeto “Comprador e Imagem”. Durante os eventos organizados por aqui, Tracy Mann teve a oportunidade de assistir shows Lucy and the Popsonics, Pata de Elefante, Vamoz, MQN, Telerama e O Quarto das Cinzas. Essas 6 bandas acabaram sendo selecionadas, juntamente com outros 8 artistas brasileiros, para o SXSW 2008. A BMA, sendo assim, contribuiu para que o Brasil tivesse um número recorde de artistas no SXSW.

Levando isso em consideração, e tendo em vista que o SXSW vem sendo um tema prioritário nos últimos dias, fiz algumas perguntas complementares ao David.

1 – Haverá alguma espécie de apoio da BMA aos artistas brasileiros que irão ao SXSW 2008? Que tipo de apoio e para quem?

2 – Desde quando a BMA começou a se relacionar com o SXSW? Em quantas edições do festival a BMA esteve presente? Como foram essas experiências?

As respostas serão publicadas assim que forem enviadas.

Nenhum comentário: