segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Music Export Norway

Em função do fato de que o número de artistas brasileiros no SXSW 2008 (14 no total) era menor apenas do que o número de artistas do Reino Unido (mais de 100), do Canadá (no mínimo 57), do México (22), da Noruega (17), da Austrália (17) e da Suécia (15), resolvi investigar como funcionam os escritórios de exportação de música na Noruega, Austrália e Suécia. A finalidade é obter mais detalhes sobre as políticas de outros países no que diz respeito à exportação de música e compará-las com o que temos no Brasil.

Mandei e-mails para os três órgãos e vou publicar as respostas aqui na medida em que as receber.

A primeira resposta que obtive foi do Music Export Norway (MEN). Helene Broch, gerente de projetos, respondeu minhas dúvidas e a pequena entrevista segue abaixo.

1 – Das 17 bandas norueguesas que participarão do SXSW 2008, quantas delas estão recebendo algum apoio do Music Export Norway (MEN) para ir para Austin?

R.: Para este ano, o MEN está dando apoio para a viagem de 13 bandas. Isso muda de ano para ano, mas por enquanto o MEN tem dado apoio para a viagem de bandas e artistas que ainda não têm muitos recursos. Também não concedemos apoio para a viagem de artistas que não vivem na Noruega ou não têm parceiros aqui (empresários, selos, etc.).

Complemento: Qual o critério para definir quais são os artistas que ainda não têm muitos recursos e estão aptos para receberem apoio do MEN?

R.: Nós avaliamos quanto de apoio governamental a banda já recebeu para o projeto (EUA, SXSW). São informações oficiais.

2 – Que tipo de apoio as bandas estão recebendo?

R.: Para o SXSW, varia entre US$ 1,400.00 e US$ 3,600.00, dependendo do número de pessoas na banda ou do número de pessoas que tocam com o artista.

3 – Eu observei o site do MEN e há informações sobre o SXSW 2007. Quando vocês começaram a apoiar bandas norueguesas no SXSW?

R.: Desde 2003.

4 – Como vocês controlam e avaliam os benefícios e resultados positivos decorrentes do apoio às bandas norueguesas no SXSW e de modo geral (em relação a todos os outros projetos e políticas)?

R.: Ou contratamos um empresa de marketing e/ou as bandas têm que nos enviar um relatório depois de alguns meses.

5 – O MEN recebe fundos do Estado? Ou apenas trabalha com dinheiro vindo do IFPI Norway (órgão da indústria fonográfica, similar à ABDP), FONO (Associação dos Selos Independentes da Noruega, similar à ABMI), NOPA (Norwegian Society of Composers and Lyricists), GramArt (the Recording Artists Association) e MFO (Musicians Union and the Music Information Centre Norway)?

R.: Para 2008, nós estamos recebendo fundos adicionais do Ministérios das Relações Exteriores e do Ministério da Cultura.

6 – O MEN contrata assessoria de imprensa nos EUA para ajudar as bandas norueguesas antes e depois do SXSW?

R.: Isso varia, mas na maioria dos anos nós contratamos empresas de assessoria de imprensa e marketing nos EUA para a promoção dos artistas que precisam disso.

7 – Você poderia me dizer a porcentagem dos fundos do escritório que vem do Estado (Ministério da Relações Exteriores e Ministério da Cultura) e a porcentagem de fundos que vem dos órgãos mencionados na questão 5? Eu queria ter uma idéia de como o orçamento do escritório é formado.

R.: Em 2007, o MEN teve 50% de seus recursos vindos do Estado. A indústria da música na Noruega (incluindo patrocinadores) complementam, de diferentes formas, o resto do orçamento. Isso se repetirá em 2008.

Nenhum comentário: