quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Bureau Export

O Bureau Export (Burex - escritório de exportação de música francesa) é um dos escritórios de exportação mais conhecidos e organizados. A instituição conta com representantes em diversos países (Alemanha, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Japão, México, Reino Unido e Rússia). A sede brasileira localiza-se na cidade de São Paulo.

Robert Singerman é o chefe do Bureau Export de Nova Iorque. Conversei com ele sobre os planos do escritório para o SXSW 2008. As resposta enviadas por Robert foram publicadas abaixo.

1 – Das 11 bandas francesas que participarão do SXSW 2008, quantas delas estão recebendo algum apoio do Bureau Export para ir para Austin?

R.: Quatro bandas que participarão do SXSW são apoiadas financeiramente pelo escritório, escolhidas por diretores internacionais de vários selos e instituições financiadoras. Todas as bandas são apoiadas no que diz respeito à promoção e logística pelo escritório dos Estados Unidos (e também em Austin). Alguns dos outros grupos que não se inscreveram para nossos apoios (acho que nenhum foi rejeitado, posso conferir) devem ter outros modos de obter apoio financeiro na França, considerando que há outras instituições que oferecem diferentes níveis e tipos de apoio, que podem ser pesquisados em nosso site, no ícone Tools.

2 – Que tipo de apoio as bandas estão recebendo?

R.: Cerca de 4 mil Euros. Se necessário, posso ser mais preciso. Trata-se de um co-financiamento a título perdido juntamente com os selos, editoras ou empresários/agentes dos artistas.

3 – Quando vocês começaram a apoiar bandas francesas no SXSW?

R.: Provavelmente desde o início do Burex há financiamento para turnês e promoção, no mínimo 10 anos, creio. Com certeza estamos apoiando bandas no SXSW desde quando comecei a trabalhar no escritório.

4 – Como vocês controlam e avaliam os benefícios e resultados positivos decorrentes do apoio às bandas francesas no SXSW e de modo geral (em relação a todos os outros projetos e políticas)?

R.: Há relatórios/formulários prévios, com critérios específicos. Uma comissão julga e aprova os apoios e, depois da turnê, é feito um balanço (com recibos, contratos fechados, resultados, etc.).

5 – O Burex recebe fundos do Estado, não é? O escritório tem outras fontes de recursos além do Estado?

R.: Sim, o Burex é financiado pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério da Cultura, além dos selos, SACEM (instituição similar ao ECAD), Cultures France (órgão vinculado ao Ministério das Relações Exteriores, Cultura e Comunicações, responsável por realizar intercâmbios culturais internacionais) e outras organizações. Também recebemos recursos de todos os membros, agentes, empresários, editoras, selos pequenos e até de produtores franceses.

6 – O Burex contrata assessoria de imprensa nos EUA para ajudar as bandas francesas antes e depois do SXSW?

R.: Em alguns anos contratamos, em outros não, depende de nosso orçamento, que está diminuindo nos últimos anos, em função da crise, momento em que o oposto disso deveria ocorrer.

Nenhum comentário: