quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

O porquê

Volta e meia eu converso com amigos e colegas sobre o mercado de música no Brasil. São pessoas com diferentes perfis, formações e níveis de engajamento em relação a empreendimentos vinculados à música. E são nessas conversas informais, que ocorrem na saída de um show, no carro indo de um lugar para o outro ou em um restaurante, que, de vez em quando, surgem perguntas essenciais ou pensamentos originais sobre o mercado de música no Brasil. Normalmente o que surge acaba se perdendo ao se abrir a porta do carro ou ao se pagar a conta do restaurante.

Nos últimos meses, um fato tem me perturbado bastante: eu só tive acesso a essas perguntas e pensamentos porque estava conversando com a pessoa. Seria bom para todos que essas idéias estivessem ao dispor de qualquer um. Não que elas irão salvar um negócio ou revolucionar o mercado, não estou falando de milagres. Mas o ponto é que se não houver uma ou mais fontes onde se concentrem idéias sobre certo tema, será complicado que os interessados pelo tema possam desenvolvê-lo. Em outras palavras: em relação à compreensão do mercado de música no Brasil, eu fico com a impressão de que ainda estamos na fase da cultura oral (que pode até ter certo charme, mas tem também muitos limites). É necessário “entrar” na cabeça de algumas pessoas vinculadas ao mercado da música e que não escrevem sistematicamente sobre o tema.

Além do fato de que as idéias de algumas pessoas não estão ao dispor de todos, outro fato me constrangia. A inexistências de textos sobre o mercado da música no Brasil que contivessem uma mínima estrutura científica (v. nota 1). Por estrutura científica, pretendo dizer: introdução, hipótese, método, desenvolvimento e conclusão. Concordo, há textos sobre mercado brasileiro de música e há textos que contêm os itens que eu defini acima como caracterizadores de uma estrutura científica, mas eles poderiam existir em maior número.

Foi diante desse cenário que surgiu a idéia de realizar alguns debates sobre o mercado de música no Brasil, com uma estrutura similar aos debates ou seminários que ocorrem na graduação ou na pós-graduação. Esse blog vai ser o lugar onde os resultados desses debates serão publicados e a experiência de realizá-los será relatada.

Nota 1: Não desprezo a importância de textos que são exploratórios, provocadores e não se comprometem com conclusões. O ponto é que também são importantes textos que se comprometem com conclusões.

Nenhum comentário: