domingo, 17 de fevereiro de 2008

Perguntas para a ABPD

Entrei em contato com Edna Calheiros, responsável pela comunicação da ABPD (Associação Brasileira dos Produtores de Discos), na semana passada.

Eu informei a ela o meu interesse em saber mais sobre os planos, as metas e como a ABPD pretende alcançá-las agora em 2008.

Eu entendo que o detalhamento dessas informações é algo apenas informado aos associados, por meio dos mecanismos de comunicação internos da ABPD. No entanto, considero que seria importante para o público em geral o acesso a tais informações, mesmo que com um menor nível de detalhamento.

Pedi, então, que a instituição, por meio de sua diretoria, escrevesse um pequeno texto que indicasse a posição da ABPD sobre os pontos mencionados acima. O texto seria publicado no blog.

Edna, em sua resposta, explicou que há um procedimento interno para esse tipo de solicitação e que, quando a diretoria se manifestasse, ela entraria em contato (é normal que a ABPD tenha um processo de decisão complexo e que demorasse um tempo para que se manifestasse sobre solicitações como a que foi feita). Também fui informado de que seria interessante que eu usasse o formato de perguntas direcionadas à diretoria da ABPD.

As perguntas enviadas para a ABPD estão abaixo. Assim que as respostas forem enviadas, serão publicadas nesse espaço.


1 - Diante do quadro desafiador em que se encontra o mercado fonográfico brasileiro (refiro-me aos dados disponíveis até agora, de 2006), quais são os planos da ABPD para contribuir com a melhora do cenário? Gostaria de ter mais detalhes sobre as metas da ABDP para 2008 e como a instituição pretende alcançá-las.

2 - A ABPD exerce com propriedade o combate à pirataria física. Esse tema é muito vinculado à própria instituição. No entanto, um dos objetivos da ABDP é criar condições para auxiliar a indústria a desenvolver novos mercados e novas tecnologias de comercialização de conteúdo. Tendo em vista esse objetivo, o que foi feito pela ABPD em 2007 e o que será feito em 2008?

3 - Ganharam destaque na imprensa algumas notícias recentes sobre a responsabilização dos provedores de acesso à Internet em relação às condutas de seus usuários ao compartilharem arquivos digitais (recente lei francesa, projeto de lei em debate no Reino Unido e processo judicial na China em face do principal buscar local – Baidu, vinculado à maior empresa da Internet chinesa). Qual a posição da ABPD sobre esse tema? Algumas dessas experiências (processos judiciais em face de provedores e empresas da Internet) seriam cabíveis no Brasil? Gostaria de respostas do ponto de vista político e jurídico brasileiro.

Nenhum comentário: