quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Music Export Denmark

Encerrando a série de entrevistas com alguns escritórios de exportação que se relacionam com o South by Southwest, entrei em contato com o Music Export Denmark (MXD).

Quem respondeu o e-mail foi Malene (ela esqueceu de indicar o sobrenome... então, indico o e-mail usado por ela: info@mxd.dk). No site do SXSW, em 10 de fevereiro, eram 7 as bandas dinamarquesas listadas como atrações do festival.

1 – Das 7 bandas dinamarquesas que participarão do SXSW 2008, quantas delas estão recebendo algum apoio do MXD para ir para Austin?

R.: Quatro das sete bandas serão apoiadas pelo ROSA, o Danish Rock Council.

2 – Que tipo de apoio as bandas estão recebendo?

R.: As bandas recebem apoio para o transporte.

Complemento: Qual o valor desse apoio? As bandas recebem as passagens aéreas internacionais?

R.: O valor varia de banda para banda, projeto por projeto. As bandas não recebem apoio integral para as passagens aéreas internacionais, quer do ROSA, quer do MXD.

3 – Eu lembro que, no Canadian Music Week 2007 (CMW), havia uma delegação de bandas dinamarquesas que, após o evento em Toronto, seguiriam para o SXSW. Quando vocês começaram a apoiar bandas no SXSW?

R.: O ROSA tem apoiado bandas dinamarquesas no SXSW desde 1994. O MXD e o ROSA apóiam bandas desde 2005.

4 – Como vocês controlam e avaliam os benefícios e resultados positivos decorrentes do apoio às bandas dinamarquesas no SXSW e de modo geral (em relação a todos os outros projetos e políticas)?

R.: Nós recebemos os relatórios das bandas e continuamos acompanhando as bandas, gravadoras, empresários, agentes, etc..

5 – O MXD recebe fundos do Estado? O escritório tem outras fontes de recursos além do Estado?

R.: O MXD foi fundado em janeiro de 2004 como uma iniciativa conjunta da emissora de rádio nacional, do Roskilde Festival/Venue Foundation e do ROSA para desenvolver uma exposição mais efetiva da música dinamarquesa no exterior. A idéia foi unir as experiências, contatos, etc., e um aporte financeiro substancial de cada uma das três partes. No verão de 2004, o escritório dinamarquês da IFPI e o DUP (associação das gravadoras independentes) se juntaram à instituição e, em reconhecimento ao amplo apoio que a iniciativa reuniu, o Ministério da Cultura aumentou os fundos da instituição com 3,5 milhões (moeda local) adicionais para os próximos três anos.

6 – O MXD contrata assessoria de imprensa nos EUA para ajudar as bandas dinamarquesas antes e depois do SXSW?

R.: Contratamos assessoria de imprensa para divulgar alguns showcases que fizemos no CMW e no SXSW do ano passado.

Nenhum comentário: