sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

SXSW 2008 (7) - Debate responde

Debate – Sérgio Ugeda


1 – Quantos shows a banda já fez fora do Brasil? Onde foram?

R.: Foram, ao total, 35 shows nos EUA. Costa a costa, desde Seattle, WA até St. Petersburg, FL.

2 – Por que ir para o South by Southwest é importante? Quando o planejamento para ir para o South by Southwest teve início? O Debate participou do SXSW 2007. Como foi essa experiência?

R.: Porque é um contato direto com o mercado mais organizado do mundo, na minha opinião. E o fato de estar dentro de uma esfera onde se é possível tocar em 35 cidades diferentes - e muito mais, é claro - dentro do mesmo país. O planejamento para o SXSW teve início em Outubro de 2006, quando a Amplitude (selo do Debate e do qual Sérgio Ugeda é sócio) teve quatro artistas convidados para o showcase. Infelizmente apenas o Debate pode ir, o que não nos permitiu extrair o que o evento oferece de melhor, que é justamente contextualizar o artista com um vínculo comercial para, afinal, negociar. Mas causamos uma boa impressão para o púbico presente e tivemos o prazer de sermos convidados novamente para a edição deste ano.

3 – Quais os principais obstáculos enfrentados para concretizar a idéia de ir para o South by Southwest?

R.: Bem, para começar é o dinheiro. É necessário assumir os custos da viagem - passaportes, vistos, passagens, transporte interno, equipamentos dentro do território, alimentação, hospedagem, etc. Depois é uma questão de comprometimento e visão a médio e longo prazo por parte da banda ou artista. É necessário se preparar até mesmo mentalmente para, enfim, viajar nas condições que o baixo orçamento impõe.

4 – Quem está pagando os custos para a banda ir para o South by Southwest? Houve algum apoio estatal?

R.: É a própria banda.

5 – Além do South by Southwest, a banda vai aproveitar para fazer mais shows no exterior? Onde e quantos?

R.: Sim, vamos tocar no centro e na costa leste dos EUA. Serão cerca de 10 shows.

6 – A empreitada será deficitária ou superavitária?

R.: Deficitária.

7 – Qual a expectativa da banda com a participação no SXSW?

R.: Fazer um bom show, eu acho.

Nenhum comentário: